ESPORTES
Triathlon
Ironman
Corrida
  EDITAL
Butenas
Notícias
Serviços
Coluna do leitor
  SERVIÇOS
Academias
Treinos
Links
Nossa História
Parceiros
Colaboradores
Federações

BUTENAS
^PACIÊNCIA: O SEGREDO DO SUCESSO!

PACIÊNCIA : O SEGREDO DO SUCESSO

 

        

         Uma das principais virtudes que um atleta deve ter é a capacidade de esperar o momento certo para encarar  os grandes desafios em sua vida esportiva.

 

         Por inúmeras vezes , observamos a grande frustração de um atleta , quando não consegue atingir um determinado objetivo, como participar de uma maratona, ou mesmo conseguir bater o seu melhor tempo pessoal em uma corrida de 10km.

 

         E ao fazer a análise pós prova, tentamos encontrar uma explicação por não atingir nosso objetivo , sem saber ao certo , ou melhor , sem às vezes questionar se aquele era o momento certo para se lançar à aquele desafio.

 

         Nosso organismo demora algumas temporadas, ou periodizações de treinamento subseqüentes para estabelecer uma base fisiológica consistente para a realização de provas longas ou mesmo provas de intensidades altas.

 

         Levando em consideração , tal informação, devemos ter um certo cuidado antes de nos lançarmos ao desafio máximo das corridas de rua : a maratona. “Sobreviver” à distância não deveria ser encarado como o desafio , e sim estar realmente preparado tanto física quanto psicologicamente para tal.

 

         E como saber a hora certa?

 

         Alguns parâmetros importantes devem ser respeitados e avaliados antes de iniciarmos um “projeto maratona”. E quais são eles?

 

         1)Primeiro devemos avaliar o histórico , ou vida esportiva que temos(a quantos anos pratico atividades físicas com periodicidade).

 

2) A quanto tempo estou correndo com uma rotina ordenada de treinamento?

 

3)Já participei de quantas corridas de 10km?

 

4) E quantas meia- maratonas?

 5)Estou me lançando a este desafio por vontade própria ou estou fazendo algo que estou sendo estimulado a fazer sem ter tal certeza?

 

É de grande importância que nos façamos tais perguntas antes de iniciarmos  um programa de treinamento para uma maratona.

 

Acredito que o grande resultado vem com a certeza do dever cumprido dentro de suas possibilidades, e que você tenha a vontade de encarar novamente o desafio em uma oportunidade seguinte , e não sobreviver à maratona e ao final dela pensar em nunca mais se sujeitar àquela situação.

 

Estar preparado é saber  que você pode se lançar a  um desafio ao qual se predispôs a realizar,  e não ter dúvidas se será capaz ou não de realizá-lo. Se esta dúvida existir, procure avaliar junto com seu treinador se o momento é o ideal. Caso não seja pense no seguinte: você estará , no mínimo, desenvolvendo um grande fator psicológico, extremamente necessário , tanto ao treinamento quanto à participação em uma maratona : SER PACIENTE.

 

Em uma maratona, onde você passará alguma horas correndo, ser paciente é de extrema importância para saber esperar o grande momento, o ápice da prova :  Cruzar a linha de chegada! E ao fazer isso, procure aproveitar ao máximo a sensação de dever cumprido e a grande excitação de ter atingido seu objetivo!

 

 

Prof.  Marcello Butenas

 

DIRETOR TÉCNICO DA BUTENAS ASSESSORIA MULTIESPORTIVA


Clique aqui para visualizar o conteúdo do site antigo.
Copyright © TotalSport 2017