ESPORTES
Triathlon
Ironman
Corrida
  EDITAL
Butenas
Notícias
Serviços
Coluna do leitor
  SERVIÇOS
Academias
Treinos
Links
Nossa História
Parceiros
Colaboradores
Federações

BUTENAS
DISCIPLINA DE MESTRE

DISCIPLINA DE MESTRE

 

Professor Marcello Butenas - para revista TOP-SETEMBRO

 

 

 

            Na grande maioria das vezes, as pessoas procuram algum tipo de ajuda profissional para tentar resolver o problema de administração de tempo, o qual cada vez se torna mais escasso, no dia a dia de quem vive nas grandes metrópoles e que tem uma carga de responsabilildades , profissionais, familiares e ainda tem que procurar um tempo para fazer algo por elas mesmas, como cuidar de sua saúde e para isso praticar algum tipo de atividade física.

 

            Grandes empresários, profissionais liberais, assim como altos líderes empresariais, acabam iniciando uma atividade física para cuidar de sua saúde e por suas características altamente competitivas dentro de seu mercado profissional, acabam buscando algum tipo de atividade esportiva, na qual ele ou ela, possam colocar aí também um estímulo competitivo , mesmo que à nível de performance pessoal.

 

            Trabalhando a cerca de 18 anos no mercado de treinamento desportivo e orientação de atividades físicas personalizadas, por muitas vezes me deparei com pessoas com o perfil descrito anteriormente, e fui desenvolvendo um método de prestação de serviço, baseado nos conceitos essenciais de preparação esportiva e psicológica utilizados por mim, durante toda a minha carreira como atleta profissional de triatlo.

 

            A principal idéia, consiste em que o processo de integração entre mestre e aprendiz, ou entre treinador e atleta, é um processo bilateral, isto é, tanto o mestre quanto o aprendiz, estão em um processo contínuo de aprendizagem , e que este processo visa o crescimento de ambos como partes ativas do processo, e não um simples “ simplesmente ouça e observe o que vou te ensinar!”

 

            Como cada ser humano tem diversas características diferentes, conseqüentemente terão necessidades diferentes em relação ao que buscam na prática da atividade física.

 

            Alguns precisam de uma disciplina maior em relação a rotina de horários, concentração no momento da realização de suas atividades diárias, assim como o poder de discernimento entre os diferentes momentos de sua rotina de vida.( não misturar trabalho , com lazer, com atividades familiares: não pensar no trabalho nos momentos de lazer pessoal e familiar, assim como não se preocupar como o lazer pessoal e familiar na hora do trabalho).

 

            Muitas vezes, esta dificuldade, gera uma grande ansiedade, e o grande desafio é mostrar que com disciplina e organização, tudo tende a se resolver.

 

            Outra coisa muito importante é: em nossas vidas, temos momentos em que temos que sacrificar parte de nossas rotinas em detrimento de outras de maior importância naquele momento. Quando o momento profissional está exigindo um tempo maior em sua vida, é importante saber diminuir o tempo relativo ao lazer ou treinamento quando este é uma das suas práticas de lazer.

 

            Quando empresários-atletas se tornam esportivamente competitivos, a necessidade de auxílio na gestão de tempo se torna imprescinsível. Oriento um grupo de atletas que correm à pé, fazem triatlo, corridas de aventura entre outros desafios pessoais. Muitos deles são altamente competitivos, tanto à nível de performance pessoal, como em eventos amadores e profissionais.

 

            Em 2007, sete deles conquistaram o direito de ir ao IRONMAN do Hawaii, um dos maiores desafios físicos e psicológicos de todos os esportes. Classificaram-se participando do IRONMAN BRASIL realizado em Florianópolis, evento oficial classificatório para o Hawaii. Somente 1600 pessoas se classificam, e sete delas eram minhas orientadas, todas profisionais respeitados em suas áreas e que conquistaram um grande sonho. O Brasil foi representado por 12 atletas, dos quais sete são pessoas como mesmo princípio: Organização, disciplina e talento, pois sem talento nada é possível.

 

            Muitos pensam como é possível tal feito, para pessoas que tem responsabilidades profissionais altíssimas, e que deveriam não ter tempo para tal. Mas a explicação é :

 

 FÓRMULA DO SUCESSO = Ciência + Disciplina + Organização + Vontade de realizar


Clique aqui para visualizar o conteúdo do site antigo.
Copyright © TotalSport 2017