ESPORTES
Triathlon
Ironman
Corrida
  EDITAL
Butenas
Notícias
Serviços
Coluna do leitor
  SERVIÇOS
Academias
Treinos
Links
Nossa História
Parceiros
Colaboradores
Federações
Galeria de imagens
Galeria de imagens
[Total de 1 imagens]

BUTENAS
O QUÊ FAZER PARA GOSTAR DE CORRER
O prazer de correr

Você já parou para pensar por quê você corre?

As respostas podem ser inúmeras: pelo simples prazer, para competir, para realizar um exercício aeróbico, para ter vida social, para gastar mais calorias do que realizando outras atividades, para acompanhar alguém, e por aí vão as mais diversas possibilidades.

Correr já foi até sinal de status social, mas ultimamente a coisa vem mudando. Com o crescimento da procura pela atividade da corrida, começaram a crescer o número de eventos de corrida de rua, equipes de treinamento orientado, associações de corredores, clínicas especializadas em avaliação física, prescrição de treinamento, nutrição, terapias corporais (massagem, acupuntura), tudo pela crescente demanda de praticantes da modalidade.

Praticar a corrida exige pouco gasto (par de tênis, roupa adequada) e é fácil de se realizar em qualquer lugar. Com a crescente conscientização das pessoas à respeito da prática da atividade física como meio de se obter uma vida mais saudável, correr tornou-se a mais fácil opção para qualquer pessoa, pelos motivos já citados acima.

Se você corre, pare para pensar por quê. A primeira coisa a se perguntar é se você gosta de correr, se sente prazer em correr. Caso tenha dúvida à respeito procure estimular seus sentidos enquanto corre. Procure observar as mudanças de ambiente, os sons da natureza, e principalmente as reações do seu organismo e do seu corpo ao esforço: sua respiração, a sensação dos batimentos cardíacos, os movimentos de contração e relaxamento muscular, sua mecânica de movimento. Tente relaxar correndo, não fique tenso.

Muitas pessoas só correm em esteiras, dentro de casa ou dentro da academia. Se você se encaixa neste perfil, procure aos poucos introduzir um treino na rua, depois outro, até que você esteja adaptado à corrida de rua. Compania também é algo estimulante. Correr com alguém ou com um grupo é extremamente agradável. A conversa, as brincadeiras fazem o tempo voar!

Se você corre por quê correr é a atividade aeróbica que mais gasta calorias, e assim sendo pode ser um ótimo meio de perder peso ou se manter nele, procure fazer isso com prazer. Não torne a atividade uma obrigação, pois se isto acontecer, a chance de você desistir de correr são grandes.

Hoje, correr pode ser extremamente agradável: Os materiais evoluíram ao ponto de conforto máximo tanto dos calçados, como das vestimentas. Existem inúmeros aparelhos, como os monitores cardíacos, relógios, GPSs, que monitoram sua corrida.

O treinamento orientado é outro benefício, pois possibilita individualizar o treinamento e diminuir os riscos da prática aleatória. Os grupos de treinamento são outro ponto interessante, já que trabalham tanto o treinamento orientado quanto a parte de sociabilização.

Assim gostar de correr não é tão difícil assim!

Bons treinos, e com muito prazer!

Macello Butenas - butenas@uol.com.br


Clique aqui para visualizar o conteúdo do site antigo.
Copyright © TotalSport 2017