ESPORTES
Triathlon
Ironman
Corrida
  EDITAL
Butenas
Notícias
Serviços
Coluna do leitor
  SERVIÇOS
Academias
Treinos
Links
Nossa História
Parceiros
Colaboradores
Federações
Galeria de imagens
Galeria de imagens
[Total de 2 imagens]

BUTENAS
O DESAFIO DA DISTÂNCIA
Provas de longa duração

Quase todo atleta, quando inicia a prática de uma determinada modalidade esportiva, principalmente aquelas que dependem das capacidades físicas, como a corrida, natação, ciclismo e o triatlo, tem como objetivo os grandes desafios destes esportes, como a maratona na corrida e o IRONMAN no triatlo.

No mês de dezembro de 2003, tivemos a realização de dois eventos de ultra endurance: O ULTRAMAN, realizado no Hawaii, prova de três dias, divididos em 10.000m de natação, 380km de ciclismo e uma ultramaratona de 84km, vencido pelo brasileiro Alexandre Ribeiro, com um impressionante tempo de ultramaratona de 6hs08min.

Muitos de nós não conseguimos correr 42km em 3h04min, quanto mais dobrar este tempo em duas maratonas subseqüentes.  Mas nosso querido amigo, corria sua primeira maratona aos 13 anos de idade, sem o consentimento de seus pais, o que é de se respeitar. Quantos adolescentes desta idade conseguem correr pelo menos 5km? Muito poucos!

Porém, este resultado veio depois de 25 anos ininterruptos de treinamento de corrida e depois triatlo, os quais junto com uma excelente genética, levaram Alexandre à este grande feito. Ele é o atual recordista brasileiro da distância de IRONMAN e também recordista do RACE ACROSS AMERICA, na categoria duplas.

Já o outro evento, foi a corrida de bicicleta EXTRA DISTANCE, com 857km de distância total, concorrida por atletas nas categorias solo, duplas e quartetos, que passaram de 24 a 36 horas pedalando sem parar, saindo de Campinas em direção ao Rio de Janeiro e voltando para Santos.

Minha experiência neste último evento foi uma das mais agradáveis, independente do esforço de prova, principalmente pelos fatores do trabalho em equipe e de passar 25 horas alternando esforço e descanso, quase não sendo possível dormir.

Quatro IRONMANS, uma EXPEDIÇÃO MATA ATLÂNTICA e agora o EXTRA DISTANCE, todos eventos de 9 horas até quatro dias de duração, somam um número considerável de desafios de ultra endurance, mas que serão apenas alguns da lista que está por vir.

Mas para chegar até aí, você deve ir aos poucos colocando objetivos de provas mais longas. Começar por corridas, triatlos ou corridas de aventura mais curtas e progressivamente ir aumentando a distância dos eventos e dos treinos para estes eventos.

Lançar o desafio é o primeiro passo. Porém não dê um passo maior que suas pernas. Seja cauteloso, para evitar frustrações e saber que ao final das provas você sentirá o grande prazer de cruzar uma linha de chegada e atingir seus objetivos.

Pode parecer loucura para a maioria das pessoas, mas se você tem base orgânica, paciência e vontade de se superar, é só do que você precisa!


PROF. MARCELLO BUTENAS

butenas@uol.com.br


Clique aqui para visualizar o conteúdo do site antigo.
Copyright © TotalSport 2017